Alguns dizem que para sobreviver, deve-se ser louco como um Chapeleiro... O que, com sorte, eu sou!

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Documentos e Expressões Comerciais e Trabalhistas

Alienação fiduciária: interferem 3 partes, o vendedor, o financiador e o adquirente. Por exemplo: num financiamento de carro, o adquirente está alienando fiduciariamente o bem adquirido.

Aval: é uma garantia. O aval dá-se pela assinatura do avalista, a simples assinatura do avalista aposta é suficiente para configurar o aval, não se exige nenhuma outra formalidade.

Letra de Câmbio: ordem de pagamento à vista ou a prazo, criada através do saque. O sacador é quem dá a ordem de pagamento. O sacado é quem efetua o pagamento. O beneficiário é a pessoa que receberá o pagamento.

Cheque: é uma ordem de pagamento à vista, emitida por pessoa que possui fundos disponiveis no respectivo banco. O mais comum é o "cheque pré-datado", adotado pelo comercio em geral. O cheque é uma promessa de pagamento.

Consignação mercantil: é o contrato pelo qual uma pessoa envia mercadoria de sua propriedade para serem vendidas por um comerciante. A consignação pode ocorrer de duas maneiras:
* um comerciante envia a outro mercadorias de sua propriedade para que este as venda.
* o comerciante envia as mercadorias para que sejam vendida pelo destinatário. Ex: quando compramos bebidas e só pagamos o que bebemos.
Consignante: é aquele que remete as mercadorias para serem vendidas.
Consignatário: aquele que as recebe.

Contrato de compra e venda mercantil: o vendedor tranfere ao comprador os direitos efetivos de posse e propriedade de bem material móvel pela tradição.

Debêntures: são uma forma de captação de recursos para as sociedades anônimas. O papel delas é capitalizar a empresa. As debêntures são titulos mobiliários emitidos pela companhia como forma de captação de recursos da poupança privada.

Desconto de duplicatas: é uma das formas mais comuns de obtenção de capital de giro pela empresa. Consiste na "compra" de tais títulos pelo banco. Enquanto a duplicata não for quitada a empresa tem uma obrigação para com o banco.

Duplicata: é o documento que comprova o pagamento da compra a prazo. Funciona como um comprovante.

Fatura: engloba todos os "pagamentos". Ex: cartão de crédito.
Discrimina as mercadorias vendidas. Ou indica os numeros e valores das compras e vendas.

Fiança: sua principal caracteristica é de prestar garantia ao cumprimento de uma obrigação. A fiança pode ser:
convencional: resultante de contrato.
legal: decorre da lei
judicial: decorre de processo

Folha de Pagamento: documento obrigatório para efeito de fiscalização trabalhista. A empresa é obrigada a fazer a folha de pagamento de remuneração paga, divida oucreditada.
devem constar: *nome dos segurados [cargo, função, etc.]
*agrupamento dos segurandos por categoria
*destaque das parcelas integrantes ou não da remuneração.
Da folha de pagamento surge o Recibo de pagamento e cada empregado recebe um.

continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário