Alguns dizem que para sobreviver, deve-se ser louco como um Chapeleiro... O que, com sorte, eu sou!

domingo, 27 de junho de 2010

Iluminismo

Iluminismo

É um movimento intelectual onde há filósofos que elaboram novas ideias politicas, sociais etc.

Iluminar: a luz é o conhecimento, a sabedoria. Passa a ser indispensável. A ignorância é a escuridão. Isso faz com que não veja o mundo, não vive de maniera adquada. Ocorre a valorização do estudo.

Ojetivos: criticam o antigo regime [absolutismo]. Falam que isso atrasa a economia e não desenvolve a sociedade. E propõe uma liberação: Política-sistema republicano. Coloca a burguesia no poder. Economia-liberalismo econômico. Propõe uma politica econômica de livre-mercado, o estado não interfere na economia.

Precursores (influência): René Descartes: racionalismo, como a base do conhecimento, cria a verdade [razão, pensamento]. Só aceita coisas lógicas.
Francis Bacon: é imperista. método cientifico para ter o conhecimento.
Locke: precursor do liberalismo. Defende os direitos do homem. Direito a vida, propriedade.

Filosofos iluministas
Montesquieu: divisão dos 3 poderes. Executivo, legislativo e judiciário.
Não há um poder superior. A Constituição está acima de todos. é a vontade máxima do povo expressa nas leis. é o conjunto de leis do país. Igreja separada do estado.

Voltaire: ataca o absolutismo. Defende os direitos civis. Despotismo esclarecido. Déspota: governante absolutista e autoritário, eram criticados pelo iluminismo. A proposta de Voltaire é a adoção de ideias e posturas iluministas. Essa proposta mantém o poder moderniza a sua politica.
ex: Marquês de Pompal.

Rosseau: Propõe um governo popular, faz uma critica a sociedade. teoria do bom selvagem [o homem é puro, a sociedade o corrompe].

Liberalismo econômico

Escola fisiocrática: Propõe um governo liberal, não controla a economia. Base do liberalismo.
Adam Smith - fundador do liberalismo econômico. Teoria: existe o estado minímo [é o oposto do absolutismo] não interfere no mercado. livre-concorência. liberdade na economia. preços, qualidade. Mão invisível = o mercado controla o mercado. "o estado só mantem a ordem".

Nenhum comentário:

Postar um comentário