Alguns dizem que para sobreviver, deve-se ser louco como um Chapeleiro... O que, com sorte, eu sou!

sábado, 26 de junho de 2010

Revolução Industrial

Revolução Industrial

indústria: é o processo de transformação de matéria-prima em algo utilizável. A indústria realiza trabalho e consome energia muscular, elétrica, térmica e combustiveis fósseis.
Revolução: uma alteração ampla de toda a estrutura de uma sociedade. Na economia, política, cultura, estrutura social. É feito em pouco tempo, é rápido. Acelera o processo de transição.

Tipos de indústria
Artesanato: indústria familiar. não há funcionários. só a familia trabalha. o produtor é o dono dos meios de produção. ele domina todo o processo. trabalho manual e máquinas simples. a qualidade é variável e exclusiva.
Manufatura: Produtor vira funcionário, e é separado dos meios de produção. ocorre a divisão do trabalho. linha de montagem e funções distintas. ocorrendo especialização. aumentando a produtividade. Uso de máquinas, gerou um avanço na produção. a máquina facilita o trabalho e ela não exigia grandes conhecimentos.
Maquinofatura: produção fabril. uso de máquinas a vapor. aumento da produtividade. menor custo, maior lucro, linha de produção não para.

Revoluções Industriais

1ª Revolução Industrial: na Inglaterra. Indústria tradicional. produção têxtil [tecidos] e máquinas a vapor [carvão mineral e ferro] as mudanças acontecem no reino unido.

2ª Revolução Industrial: século XIX. Expansão das indústrias na europa. avanços tecnológicos. motor a combustão. Derivados de petróleo. motor elétrico. eletricidade. Aço: liga resistente e leve. transporte, navios a vapor [velocidade]. telecomunicações: telégrafo. telefone-rádio.

3º Revolução Industrial: formação do capitalismo financeiro. novos métodos de produção: Tayborismo-produção racional. cria estimulos para a produção. aumento da produtividade acontece explorando o trabalhador.

4º Revolução Industrial: avanço da eletronica e da informatica. aumento da velocidade. Mudanças: mundo virtual, internet [ conecta o mundo, em tempo real]. a informatização acelerou os contatos, isso ajudou na produção, nas vendas e na assistencia. ausência humana. telecomunicações ligada ao mundo. 24horas. Globalização: fábricas globais [ um produto com peças de várias paises] mercado mundial. Isso barateou o custo dos produtos e criou um mercado homogêneo.

Revolução Industrial na Ingleterra

revolução tradicional: surgimento da máquina a vapor. aumentou a produção.
avanços tecnológicos: industria têxtil. a indústria ganha inovações [como a lançadeira volante, que aumenta a tecelagem. com isso faltou fios, houve desequilibrio. a Spinning Jenny produzia fios grossos ou fracos. a Water Frame era movida a água e produzia fios resistentes. Tear Mecânico um motor movido a vapor, aumentou a capacidade produtiva.
Máquinas: produção elevada. há um consumo de energia elevado. Necessitam de operários e consumidores.

Fatores da Revolução na Inglaterra

Políticos: monarquia palamentar. ascensão da burguesia ao poder. politico capitalista. estimuloao capitalismo.
Econômicos: acumulação primitiva de capital. tinha capital disponivel. tinha materia-prima [carvão mineral, ferro, lã] mão-de-obra barata e disponivel. Lei dos cercamentos-foi a expulsão dos pequenos agricultores do campo. êxodo rural.

Mercado consumidor

Compra a produção inglesa. Tinha o dominio mercantil inglês. Dominavam o comércio marítimo.
Indústria necessita: matéria-prima, mão-de-obra, energia, capital e mercado consumidor.

Consequências da Revolução

novas classes sociais. a burguesia: os donos das fábricas. Operários: vendem seu trabalho não tem nada, pois eram explorados [ tinham jornadas de trabalho absurdas, sem direitos trabalhistas].
Lutas operárias: movimento ludista-culpava as máquinas pelo desemprego e exploração. movimento de revolta quebraram as máquinas.
Trade unions-príncipio dos futuros sindicatos. instituição para organizar e defender os operários. luta por direitos trabalhistas.
ideias sociais-marxismo fazendo uma analise da exploração capitalista. exploração do homem pelo homem.
Impacto ambiental: crescimento absurdo, lixo, esgoto, sujeira. desmatamento, poluição do ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário